Patty`s
  • Home
  • Livro de Receitas
  • Blog
  • Medidas e Proporções
  • Vídeos
  • Dicas Úteis
  • Parcerias
  • Clipping

Banoffee com pepitas de caramelo salgado

16/10/2020

1 Comment

 
Imagem
Imagem
Imagem
Diz-se que esta receita na sua versão original é inglesa, e o seu nome nasce da junção dos seus principais ingredientes: Banana e Toffee(caramelo).
Mas digo-vos eu, meus caros Patties, esta interpretação aqui da nossa chafarica é um atentado às papilas gustativas de tão bom que é! Uma querida amiga fez anos, e não resisti a fazer esta receita em que já pensava há muito, mas queria dar-lhe um toque diferente e torná-la não numa tarte mas sim num bolo de camadas. Receita daqui, receita dali, inspirada também pela querida @ladolcerita, assim nasceu o Banoffee na versão do Patty.

Começamos pelo pão-de-ló:
- 6 ovos
- 200gr de açúcar
- 150gramas de farinha 55 peneirada
- Uma colher de café de essência de baunilha
Batemos os ovos com o açúcar até a mistura duplicar de tamanho e se tornar esbranquiçada. Juntamos a essência de baunilha e a farinha peneirada, envolvendo bem com a vara de arames em movimentos largos circulares, de forma a não ficarmos com farinha acumulada no fundo. Façam estes movimentos suavemente para não retirarem o ar da massa.
Coloquem a massa numa forma circular com papel vegetal no fundo, untada e polvilhada ou com spray desenformante e levem ao forno pré-aquecido a 180º durante 20m ou até o palito sair seco. Esperem uns minutos para desenformar e reservem.
Para o recheio:
- 1 lata de leite condensado cozido. Retirem o conteúdo, coloquem numa taça e mexam bem, de forma a ficar uma “massa” mais suave e fácil de colocar.
- 1 colher e meia de sopa de açúcar
- 1 folha e meia de gelatina
- 1 embalagem de natas frescas, 200ml. Devem colocá-las uns minutos antes no congelador, assim como as varas da vossa batedeira, de forma a que as natas cresçam lindamente.
- 2 bananas médias cortadas em rodelas
Chantilly: Colocamos as folhas de gelatina imersas em água fria. Separamos uma colher de sopa de natas e batemos as restantes. Quando estiverem firmes juntamos o açúcar e batemos um pouco mais. Aquecemos as natas separadas e juntamos as folhas de gelatina, derretendo as mesmas. Juntamos tudo à mistura das natas e envolvemos bem com a vara de arames até fazer picos.

Montagem: Cortem as camadas do vosso pão-de-pó com a faca de serrilha, suavemente rodando o bolo até que a faca corte a camada totalmente. Num dos círculos de pão-de-ló coloquem uma porção de leite condensado e por cima coloquem as rodelas de banana.Segue-se uma dose generosa de chantilly. Cobrimos com outra camada de pão-de-ló e repetimos o processo. Colocamos mais uma camada de pão-de-ló, cobrimos o bolo com o restante chantilly. Decoramos com pepitas de caramelo salgado e amendoins caramelizados.
Que vos parece?
1 Comment

Almôndegas do Patty

14/10/2020

1 Comment

 
Imagem
Quem não ama este prato? Desta vez fugi ao tradicional molho de tomate! Podem também adaptar mas com carne de peru!

Precisam de:
- 200gr de carne de porco picada
- 300gr de carne de vaca picada
- 1 dente de alho
- 1 cebola
- 1 ovo
- uma fatia de pão sem côdea
- G1 chávena de café de leite
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de fécula
- 1 colher sopa de farinha
- 20cl de caldo de galinha.Se conseguirem fazer em casa perfeito!
- 10cl de cerveja preta
- salsa
- sal e pimenta qb
Se quiserem fazer as vossas próprias almôndegas, só têm de:
. Descascar a cebola e o alho e pica-los. Picar a salsa e guardar alguma para o decor.
. Mergulhar o pão no leite.
Numa taça, misturem as carnes , o ovo, a cebola, o alho, a salsa picada e o pão. Temperem com o sal e a pimenta e levam ao frio durante 30m.
Retirem do frigorifico, enfarinhem as mãos e dêem forma às vossas almôndegas.
Aquecemos o azeite numa frigideira anti-aderente e colocamos as almôndegas até dourar a toda a volta (vão virando).
Juntem a cerveja e o caldo de galinha e deixem cozinhar lentamente durante cerca de 20m.
Retirem as almôndegas e coloquem na travessa.
Diluam a fécula num pouco de água fria e juntem esta mistura ao molho na frigideira. Deixem cozinhar enquanto mexem, até que o molho ganhe consistência.
Coloquem o molho sobre as almôndegas, decorem com a salsa,acompanhem com esparguete ou puré de batata!
E bom apetite!
1 Comment

Salada de Grão com Bacalhau

12/10/2020

0 Comments

 
Imagem
Imagem
Hoje é segunda-feira pessoal,e no âmbito do @meatlessmonday deixo-vos aqui uma óptima solução,ou na versão entrada/petisco ou prato principal!
Que não há coisa mais portuguesa que um belo de um bacalhau, esta salada de grão com bacalhau roça a perfeição no que diz respeito aos sabores tradicionais da nossa cozinha.
Sabiam que a Caçarola tem uma vasta gama de legumes, secos ou cozidos, fontes de fibras e vitaminas, e um elemento fundamental numa alimentação saudável? Usei o grão de bico cozido, e posso vos dizer que ficou perfeito!
Precisamos de:
- Duas postas de bacalhau cozidas. Retiramos a pele e separamos as lascas.
- 1 embalagem de grão de bico cozido @valente.marques
- Meia cebola cortada em meia lua. Utilizei roxa mas podem usar normal (era o que tinha!)
- 2 ovos cozidos
- azeite
- sal qb, se necessário
- Azeitonas, para quem gosta, aqui em casa nenhum dos dois é fã (alentejano esquisitos certo?)
- Salsa picada
Cozemos o bacalhau. Confirmem se precisa de sal ou se é suficientemente salgado. Escorremos e deixamos arrefecer. Retiramos a pele e desfazemos em lascas. Atenção às espinhas!
Num tacho, colocamos o grão cozido escorrido, , fio de azeite e um pouco de água. Deixamos ferver uns 5minutos.
Cozemos os ovos. Quando cozidos, deixamos arrefecer e retiramos a casca. Cortem grosseiramente ou utilizem um daqueles cortadores de ovos.
Numa saladeira, juntamos todos os ingredientes (bacalhau, cebola, grão cozido, ovo, azeitonas sem caroços), regamos com um pouco mais de azeite, salpicamos com a salsa picada e envolvemos. Rectifiquem o sal.
Servimos decorado com a salsa e o ovo.
0 Comments

Caldo Verde

11/10/2020

0 Comments

 
Imagem
Imagem
O dia está solarengo, mas este vento frio ja faz antever o que ai vem!
Confesso que nestes dias já me sabe bem uma sopa quentinha, para aquecer o estômago e a alma!
Deixo-vos a receita de caldo verde, AQUELA sopa quando falamos em comida de conforto, que nos intimida quando pensamos que é difícil fazer, mas que difícil não tem nada, pelo contrário, só transborda sabor!
Na despensa, precisam de:
- 1l de água
- 4 batatas
- 2 dentes de alho
- 2 cebolas
- 250 g caldo verde. Comprei aquelas embalagens que já trazem a couve preparada.
- Chouriço de carne cortado às rodelas, opcional
- Azeite
- Sal qb
Começamos por cozer as batatas, juntamente com a cebola e os dois dentes de alho, na água temperada com sal.
Entretanto, escaldamos o nosso preparado de couve em água a ferver durante cerca de 15/20m, para a couve não ficar rija.
Quando estiver tudo cozido, trituramos até termos um puré macio e levamos ao lume novamente.
Juntamos o caldo verde à nossa mistura do puré e deixamos cozer mais 10m.
Retiramos do lume, e servimos com as rodelas de chouriço e um fio de azeite.
Conforto e todo o sabor, à vossa mesa!
0 Comments

Bolo Puré de Maçã

11/10/2020

0 Comments

 
Imagem
Imagem
Domingos são isto. Levantar mais tarde, fazer aquele passeio com o Zi que por vezes os dias de semana não deixam, tempo de qualidade a dois, e cozinhar aquele bolo que acompanha a tarde no sofá.
Tinha umas maçãs a estragar-se na fruteira, mas não estava no mood de tartes. E assim, nasce este bolo de puré de maçã, uma mistura de massa de bolo com o puré das maçãs cozidas, que pode ser substituído por qualquer outra fruta que gostem mais ou precisem,literalmente,despachar.
Começamos pelo puré:
Lavem e descasquem 4 maçãs, cortem em pedaços e coloquem ou no robot de cozinha ou no tacho. Juntem 4 colheres de sopa de açucar, uma colher de café de essência de baunilha e cozam durante 15m. Quando estiverem bem molinhas, triturem de forma a obterem um puré cremoso. Reservem.
Para a massa do bolo:
- 125gr de manteiga
- 125gr de farinha com fermento
- 125gr de açúcar mascavado
- 4 ovos
Batemos o açúcar e a manteiga derretida. Juntamos as gemas uma a uma até obtermos uma mistura esbranquiçada.
Batemos as claras em castelo e juntamos lentamente à nossa mistura.Peneiramos a farinha e adicionamos, envolvendo suavemente com a vara de arames.
Numa forma de bolo inglês previamente untada e forrada com papel vegetal ou com spray desenformante (my favorite), coloquem um pouco da massa do bolo, por cima um pouco de puré de maçã, polvilhamos com canela em pó e repetimos o processo.
Com a ajuda de um palito façam movimentos circulares na massa e levem ao forno durante cerca de 40m ou até passar perceberem que está cozido.
Cobertura de maçã caramelizada:
Enquanto o bolo arrefece, cortem 2 maçãs em 4 quartos, fazendo fatias não muito finas. Coloquem numa frigideira com 2 colheres de sopa e 3 colheres de açucar. Levem a fogo médio durante cerca de 15m até as maçãs ficarem macias, mexam de vez em quando.
Reduzam o lume, adicionem 1 colher de chá de canela em pó e 2 colheres de sopa de mel de cana. Deixem cozinhar por mais 5m.
Coloquem a maçã sobre o topo do bolo e reguem com o restante molho que sobrou na frigideira.
Há Domingos perfeitos não há?
0 Comments

Arroz Negro com Ricota

7/10/2020

0 Comments

 
Imagem
Imagem
Esta receita tem tanto de fácil como de saborosa, e faz um vistaço à mesa com familiares e amigos!
Com o arroz negro da @valente.marques , já não precisamos ter medo de cozinhar tipos diferentes de arroz. Arroz integral com uma intensa cor negra, o Arroz Negro é também conhecido como o arroz do imperador, pois em tempos, apenas os imperadores tinham acesso a ele. É super rico em fibra e uma fonte natural de ferro, ficando com um ligeiro toque a frutos secos quando cozido, o que liga divinalmente com o sabor da ricota.
Precisam na vossa despensa (valores referência para 2pax)
- 1 chávena de chá de arroz negro @valente.marques
- 1 colher de azeite
- 1 cebola picada finamente
- Água no dobro da proporção do arroz (neste caso, duas chávenas de chá)
- 2 colheres de creme de ricota
- sal qb
Aquecemos o azeite num tacho e refogamos a cebola até dourar. Juntamos o arroz, mexemos e deixamos refogar um pouco mais em lume brando. Acrescentamos a água a ferver, juntamos o sal e envolvemos. Tapem e deixem cozinhar em lume baixo durante 30 a 40m.
Quando a água evaporar, acrescentem a ricota e envolvam. Retirem do lume.

Servimos com um fio de azeite e um pouco de ricota no topo de cada prato como deco (opcional).
Um manjar não de imperador, mas dos Deuses, prometo!
0 Comments

Focaccia de Beterraba

6/10/2020

0 Comments

 
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Ontem andei em experimentações na cozinha e saiu esta menina!
Que gosto de cor já não é novidade nenhuma por aqui, e tenho na beterraba uma aliada, que dá um tom super bonito aos pratos, acentuando o seu sabor. Sei que não é consensual, mas não percam a oportunidade de provar esta focaccia, vão desejar que nunca acabe!
Fotografei a focaccia antes de ir ao forno e depois para verem a diferença na coloração!
Vão receber uns amigos? Vai a sogra lá jantar? Ou aquela amiga que prefere tudo o que seja legume? Com esta focaccia conseguem satisfazer todos!
Precisam apenas de:
- 200ml de sumo de beterraba. Batam no robot de cozinha a beterraba cozida com um pouco de água. Coloquem num pano e retirem todo o sumo do legume.
- 1 colher de chá de mel
- 1 pacote de fermento em pó (11gr)
- 400gr de farinha de trigo. Não tinha suficiente, misturei com farinha integral.
- Uma colher de chá de sal
- 50ml de óleo de côco
- Sementes de sésamo
- Tomate cherry a gosto
- Sementes de abóbora
- Azeitonas sem caroço
- Alecrim
- Sal grosso
- Uma cebola roxa (opcional)
Começamos por misturar o fermento com 100ml de sumo de beterraba e o mel. Deixamos repousar durante 10m.
Numa taça, misturamos a farinha. o óleo de côco, o sal e o restante sumo de beterraba. Juntamos a mistura do fermento e envolvemos bem.
Amassamos cerca de 8minutos, até a massa se libertar dos nossos dedos. Se necessário lavem as mãos e regressem à massa, ou polvilhem a superfície com muito pouca farinha.
Façam uma bola com a massa e coloquem numa taça untada com azeite, selada com papel filme. Deixamos levedar até dobrar de tamanho, cerca de 1h.
Caso utilizem a cebola, cortem em meias luas, e deixem cozer cerca de 30m em fogo baixo com óleo de côco.
Espalhamos a nossa massa numa assadeira forrada com papel vegetal, fazemos buracos pequenos com os nós dos dedos e espalhamos a cebola. Colocamos o tomate cherry cortado em metades, as sementes e as azeitonas. Colocamos um fio de azeite por cima.Levamos ao forno durante 30minutos a 200graus.
Coloquem alecrim por cima, assim como sal grosso. Molhem numa mistura de azeite e vinagre balsâmico e regalem-se!

0 Comments

Bolo de Chocolate com cobertura de Chocolate Branco

4/10/2020

0 Comments

 
Imagem



Feito para adoçar o nosso Domingo! E melhor que um bolo de chocolate, é um bolo com dois tipos de chocolate! Épico!!
O bolo de chocolate é fofinho, húmido e cheio de sabor. A cobertura, fluida, dá aquele toque especial e a chave de ouro num bolo que é super simples, e apropriado a qualquer ocasião ai em casa, inclusive para o “fiz um bolo só porque sim”.

Precisamos de:
- 2 chávenas de farinha Branca de Neve
- 1 chávena de chocolate em pó Pantagruel
- 1 chávena de açúcar amarelo
- Meia chávena de óleo
- 1 chávena de água morna
- 3 ovos
- 1 colher de sopa de fermento químico
Num taça, juntamos o açúcar e os ovos. Batemos até obter uma mistura esbranquiçada. Adicionamos o óleo e a água morna, e de seguida o chocolate em pó.
Peneiramos a farinha e o fermento para dentro da nossa mistura e envolvemos com a vara de arames, suavemente, até não ter grumos.
Untamos uma forma, colocamos a massa do bolo e levamos a um forno pré-aquecido, a 180º, cerca de 30m, ou até passar no teste do palito.
Retiramos, deixamos arrefecer uns minutos e desenformamos. Fica a arrefecer em cima da grelha enquanto fazemos a nossa cobertura.
Para a cobertura precisamos de uma tablete de chocolate branco Pantagruel, e 2 colheres de sopa de leite. Colocamos ambos num tacho em lume brando e vamos mexendo até o chocolate derreter por completo. Se quiserem mais fluido, juntem um pouco mais de leite. Quando escorrer da colher, está pronto a cobrir o nosso bolo de chocolate.
Já vocês, estão prontos para comer!
Bom resto de domingo!
0 Comments

Bolo de Cenoura e nozes com queijo-creme e nozes caramelizadas

1/10/2020

0 Comments

 
Imagem
Imagem
Imagem
Querido Outono! Quem resiste às cores,aos cheiros e aos sabores desta estação?
A adaptação de legumes na doçaria é algo que me fascina, porque nos leva realmente a perceber a polivalência dos nossos alimentos.
Quem vai resistir a este bolo este fim-de-semana chuvoso?
Precisamos dos seguintes ingredientes:
- 150gr de cenoura ralada
- 150gr de açúcar amarelo
- 3 ovos
- 150ml de óleo de girassol
- 150gr de farinha 55/65
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de canela em pó
- 1 pitada de gengibre em pó
- Meia colher de café de extracto de baunilha
- 100gr de miolo de noz picado grosseiramente
Para o recheio e/ou cobertura:
- 125gr de queijo-creme
- 40gr de manteiga
- 250gr de açúcar em pó
Para a decoração:
- 60gr de miolo de nos & 100gr de açúcar
Untamos 2 formas de 16cm, com o fundo forrado com papel vegetal.
Numa taça, juntamos o açúcar, os ovos, o oleo e batemos até ter uma massa homogénea. Juntamos a baunilha e batemos mais um pouco.
Peneiramos a farinha, o bicarbonato, o fermento e colocamos na nossa mistura. Envolvemos com a vara de arames até não ter grumos. Segue-se a canela e o gengibre.
Juntamos a cenoura e as nozes suavemente de forma a ficarem bem envolvidos na massa.
Dividimos a massa pelas duas formas e levamos ao forno a 180º durante cerca de 30m.
Enquanto os bolos estão no forno, espalhamos as nozes em pedaços sobre uma folha de papel vegetal, sem ser espaçadas.
Num tacho, colocamos o açúcar em lume médio. Nunca mexam, vamos rodando o tacho até todo o açúcar atingir o ponto de caramelo. Quando estiver dourado, vertam para cima das nozes, cobrindo todas. Reservem para arrefecer.

Para o recheio: batemos bem a manteiga na batedeira, juntamos o queijo creme e por fim o açúcar, até ficar um creme bem macio. Reservamos no frio.
Desenformamos os nossos bolos e deixamos arrefecer. Colocamos um dos bolos na base, cobrimos o topo com o recheio e colocamos o segundo bolo por cima. Colocamos mais do nosso recheio por cima do bolo e polvilhamos com as nozes caramelizadas.
Sê bem-vindo Outono
0 Comments

Arroz doce da Martine

26/9/2020

0 Comments

 
Imagem
Imagem
É talvez o doce preferido da minha mãe e da minha sogra , que não resistem a “só mais uma colher” , e outro dos grandes clássicos da doçaria portuguesa.
Para vos animar este fim-de-semana,aqui fica o inigualável Arroz Doce!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na despensa, temos de ter:
- 250gr de arroz carolino @valente.marques . Embora exista no mercado actualmente arroz dito próprio para arroz doce, prefiro continuar a usar Carolino,e o da @valente.marques nunca falha!
- 450gr de açúcar
- 6 gemas de ovo
- 3 cascas de limão
- 2/3 paus de canela
- 50 gr de manteiga
- 0,5l de água
- 1 chávena de chá de leite
- 1700ml de leite
- sal a gosto
- canela em pó a gosto ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Numa panela levamos o arroz ao lume juntamente com a água, temperado com o sal. Deixamos cozer até a água secar
Juntamos a manteiga, as cascas de limão, os paus de canela e o leite. Como adoro o sabor extra de limão, ainda coloco umas gotas do mesmo. Mexemos e deixamos cozer durante aproximadamente 30m, certificando que não pega.
Passado esse tempo, acrescentamos o açúcar.
Á parte, mexemos as gemas com a chávena de leite, e enquanto mexemos o arroz, vamos lentamente juntando esta mistura.
Quando começar a borbulhar, retiramos do lume.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Colocamos num pirex ou em tacinhas e deixamos arrefecer.
Quando estiver frio, decoramos com canela a gosto.
Esta é daquelas receitas que nos transporta para o nosso Happy Place!
0 Comments
<<Previous
Forward>>

    PattyLaChef

    Food for the Soul

    Arquivo

    Fevereiro 2021
    Janeiro 2021
    Dezembro 2020
    Novembro 2020
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020

    Feed RSS

    Categorias

    Todos
    1#Mundo Pão
    2#Começar O Dia
    3#Para Beber
    4#Entradas&Petiscos
    5#Actor Principal
    6#Sobremesas
    7#Complementos
    8#Halloween
    9# Natal 2020

  • Home
  • Livro de Receitas
  • Blog
  • Medidas e Proporções
  • Vídeos
  • Dicas Úteis
  • Parcerias
  • Clipping